Espaços amplos, boa exposição solar, ambientes confortáveis: são apenas alguns exemplos do que a grande maioria das pessoas idealiza quando procura uma nova casa. Se os seus clientes procuram, porque não passar logo isso numa primeira imagem?
Poderá ver abaixo vários factores que deverão ser tomados em conta quando se for fazer uma sessão fotográfica de uma propriedade.
Preparar o espaço:
O grande objetivo é que os seus clientes se imaginem a viver lá. Assim, nada melhor do que ter os espaços arrumados e limpos, sem pessoas ou animais e o mais despersonalizados possível. Apostar em ambientes clean e com uma decoração neutra, sem objetos pessoais nas prateleiras ou paredes. Poderá sobre mais sobre o Home Staging.
A exposição solar:
Um dos detalhes mais importantes para quem compra é a exposição solar do imóvel. Dependendo da sua orientação, deverá escolher o melhor horário para fotografar, seja de manhã ou de tarde, tirando o maior partido possível da luz natural. Esta deverá ser a linha orientadora, mas claro que, em determinadas situações, poderá ser necessário o recurso a iluminação artificial para melhorar a qualidade de alguns pormenores. A luz natural deve ser sempre que possível utilizada, abrindo portas, janelas e estores e permitindo que a mesma flua.
Qual a melhor perspetiva:
Outro aspeto a ter em consideração é o ângulo da fotografia. Especialmente quando se trata de espaços pequenos, e de forma a conseguir mostrar a sua amplitude, pode ser necessário testar vários ângulos até conseguir mostrar o melhor que o espaço tem.
Fotografar os detalhes:
Para além das fotografias que mostram os espaços em si, é necessário mostrar também os pormenores. Muitas vezes, estes são o fator que faz a diferença e que resulta na compra de um imóvel e não de outro. Todos os permenores contam! Por isso, não se esqueça de fotografar lareiras, tetos em gesso, pontos de iluminação específicos, e todos os detalhes que possam ser importantes.
Material fotográfico adequado:
Usar um bom equipamento para fotografar ajuda em muito a obter boas fotografias. O ideial seria utilizar sempre equipamento de fotografia profissional, no entanto, se tal não for possível, a maioria dos smartphones recentes têm uma boa qualidade de imagem, o que lhe permite tirar fotografias com bastante qualidade.
Fazer um video:
Se tem tudo pronto para obter boas fotografias, também pode aproveitar para fazer um video. Este será um outro formato que lhe vai permitir mostrar mais do imóvel e atualmente é um dos conteúdos mais procurados. Vai certamente conseguir chegar a mais pessoas.
Fotografia de grandes espaços:
Em imóveis grandes ou em espaços exteriores, poderá ser necessário recorrer a outros meios para que consiga mostrar todo o espaço. É o caso, quando necessita de fotografar terrenos ou quintas que exigem o recurso a drones para fotografar ou filmar.
Recorrer a profissionais:
A oferta no mercado é grande e existem muitas empresas dedicadas ao serviço profissional de fotografia. Este poderá ser um bom recurso para que obtenha a luz, o enquadramento e o ângulo certo, sem ter de se preocupar com nada. Num instante terá as fotografias perfeitas e editadas! Só vai precisar de as divulgar.